Módulo III – Entrega e autogoverno

Esse módulo é exclusivo para aqueles/as que têm desejo de serem multiplicadores/as da metodologia da Escola de Sustentabilidade Integral. A essência da metodologia da ESI é a busca do alinhamento interno entre o que se sente e se pensa, e o alinhamento externo entre o que se diz e se faz. A percepção do efeito deletério dos modos de vida egocêntricos e superficiais para a Mãe Natureza inspira a busca da interiorização e de uma vida ecológica e comunitária. O eixo dessa busca é o alinhamento interior para alcançar sua própria verdade transcendente, num intuito de transformar-se para transformar o mundo.

Pode-se ser multiplicador/a dessa metodologia, em primeiro lugar como guardiães (palavra usada na comunidade ESI para integrar masculino-feminino) do campo e em um segundo momento como coordenadores de grupos do Módulo I, introdutório. 

Para cursar este Módulo 3 a pessoa interessada deverá já ter cursado os Módulos I e II, de aprofundamento, de forma dedicada e presente, em um caminho de:

Cada vez maior auto-observação para perceber suas incoerências e auto-aceitação e amorosidade para acolher suas dificuldades em alinhar-se, avançando sempre;

Compromisso profundo com mudanças de práticas cotidianas de forma a ter uma existência que seja regenerativa da Natureza. Nesse processo, paulatinamente, as práticas destrutivas ficam para trás.

Mudança de paradigma para entender que sua forma de vida, sentimentos, pensamentos, atos e vibração interferem no mundo, definindo os contornos de sua própria existência e contribuindo na criação da realidade que lhe cerca em todos os níveis: familiar, comunitário, nacional, planetário, já que o que está na parte está no Todo;

Percepção da inteligência criadora que integra tudo e entrega da sua existência aos seus desígnios, buscando cumprir suas missões no mundo, a partir de seus talentos e da condição em que vive, em alegria crescente.

Integração de práticas cotidianas que lhe ajudem a avançar: sejam os conhecimentos e os rituais propostos pela ESI para aperfeiçoar o autoconhecimento com base nas quatro inteligências, sejam outras práticas constantes que já se revelaram potentes para ajudar a pessoa a manter-se no caminho da coerência e da alegria de viver.

Como funciona o Módulo III:

Serão oito encontros quinzenais, na semana em que não ocorrer o Módulo I. Esses encontros, de três horas, realizados no estilo ESI de alinhamento vibratório e desenvolvimento das quatro inteligências, terão três partes principais:

I

Primeira parte:

Na primeira hora o/a coordenador/a do módulo se encontra com os guardiães e são levantadas os acertos e dificuldades na condução dos oito encontros do Módulo I, por tema e atividades desenvolvidas em cada encontro e fazem-se acertos para o encontro seguinte.

I

Segunda parte:

Na segunda parte, já em uma só sala, discute-se de forma mais profunda as questões levantadas no momento anterior para que Débora possa fazer a supervisão do trabalho e que os grupos aprendam uns com os outros. As bússolas dessas discussões serão três: a) o aprofundamento da compreensão da metodologia da ESI; b) o nível de contentamento de cada pessoa em realizar sua tarefa multiplicadora como guardiã/o ou coordenador/a; c) o grau de satisfação dos/as próprios/as participantes do Módulo I.

I

Terceira parte:

Na terceira parte serão realizadas atividades de partilha de talentos e de interiorização buscando inspiração racional e intuitiva para avançar no processo de alinhamento pessoal e grupal. O aprofundamento dos conhecimentos de referências intelectuais da ESI também estarão no programa.

Um desafio pessoal no campo físico deve ser identificado como símbolo do trabalho de auto-governo. Esse desafio será partilhado com uma dupla e acompanhado pela comunidade. A depender do andamento do desafio no campo físico, outros poderão ser incorporados. As práticas de pares e trabalho dos grupos dos elementos serão complementares ao círculo de partilha no grande grupo. A egrégora ESI do 3º Módulo tem grande significado para avançar nos objetivos do módulo, já que é composta por pessoas que já trilharam caminhos comuns na própria ESI, mas também que têm trajetórias pessoais que se enriquecem mutuamente.

Todo esse Módulo III será experimental e assim convida-se o grupo a uma co-construção, em que se avalia periodicamente o que está sendo realizado para o aperfeiçoamento metodológico da ESI. Se coordenadores/as e guardiães realizam a tarefa de formação de outras pessoas com alegria e se os resultados da formação desempenham seu propósito, o Módulo III terá cumprido sua função. O acompanhamento dos/as participantes através de conversas pessoais pode ser demandado em caso de dificuldades que o grupo não consiga resolver.

Inscreva-se agora