Sedes Físicas

Sítio do Futuro

O Sítio do Futuro é a sede rural das atividades da ESI. Localiza-se a 21 km do município Miguel Calmon, sob influência do maravilhoso Parque Estadual Sete Passagens, situado na Chapada Diamantina, no estado da Bahia no Brasil. A mata ciliar do Rio do Covas que atravessa o Sítio foi recuperada e a regeneração de outras matas está em processo, em um processo de restauração da biodiversidade local. No Sítio há produção de alimentos orgânicos, um engenho de produção de melaço de cana e rapadura, uma agrofloresta de café e um pequeno tropel de gado leiteiro e cavalos. Atualmente está se constituindo a comunidade Ecorural, uma ecovila em construção. O Sítio possui parcerias diversas com seus funcionários e a comunidade do entorno.

Clique na foto para ver mais do Sítio do futuro 

 

Terraço Lauretta

A sede urbana da ESI situa-se no bairro da Barra em Salvador, em um terraço inteiramente planejado de forma ecológica para viabilizar as aulas expositivas, os trabalhos de grupo, as meditações, práticas permaculturais e outras dinâmicas de convívio comunitário como a produção da alimentação e o descanso. O terraço Laureta fica a 700m do Porto da Barra e essa praia  também é usada como espaço de interação da turma.

Clique na foto para ver mais do Terraço Lauretta

Chalé nos Alpes Franceses

As vivências na França são realizadas periodicamente em um chalé nos Alpes franceses, o Pradier. Essa é uma propriedade compartilhada por sete famílias com possibilidade de receber até 20 pessoas em um ambiente rústico e agradável rodeado por uma paisagem espetacular.  O chalé do Pradier e arredores oferecem um quadro idílico para o autoconhecimento, a mudança de práticas cotidianas em direção a uma vida mais ecológica, a interação em uma pequena comunidade de aprendizado, e atividades de conexão com a Natureza.

Clique na foto para ver mais dos Alpes Franceses

 

Espaços Virtuais

Os encontros virtuais dos cursos regulares são realizados em plataformas que permitem transmissão ao vivo, divisão em grupos e partilha de materiais. No período entre os encontros, fortalece-se a egrégora com comunicações instantâneas em um canal online da comunidade.

Todo o material didático é organizado e disponibilizado aos estudantes ao longo da formação, assim como as gravações dos encontros virtuais ao vivo.

Clique na foto para ver mais